top of page
Capa Facebook - Black Friday (8).png

realizados
realizando

Leitura comentada.png

formação permanente

Reler textos de Freud, para encontrar alguma coisa que, mesmo repetida toca, provoca admiração, portanto toda leitura será inédita.

Os temas interessam aos humanos em geral porque tratam da vida invisível que compartilhamos, a vida psíquica, aquela que vai por dentro, e se pode acessar pela palavra.
Então, cá estamos, toda segunda-feira, às 16h, fazendo a leitura de algum texto dele e compartilhando os  estudos feitos ao longo dessa eterna formação do analista, e os restos da experiência de escuta clínica que puder contribuir para nossa formação.


Mesmo quando repete, como disse a poeta, não repete igual.

Toda leitura é um encontro pessoal com essa teoria que mudou o mundo e o modo como o explicamos e nos explicamos nele. O impacto que a psicanálise teve/tem na cultura foi tamanho que "Freud explica" tudo.


Que teoria é essa? E o que ela explica de verdade?


O senso comum repete sem pensar: conceitos, preconceitos, formas de vida e de pensar, hábitos. O senso comum somos nós. Elaborar sobre as repetições traz clareza sobre quem somos e isso ajuda a escolher as batalhas que vamos lutar.


Funcionamento psíquico, alma, adoecimento psíquico, sintomas manifestos no corpo gerados por sentimentos e emoções, coisas não ditas, tudo humano, e que acontece a humanos.


Freud não traz verdades absolutas nem foi feliz em tudo que disse. Seus textos não foram escritos apenas aos especialistas da psicanálise, mas é acessível para ser estudada, compreendida, usada e divulgada por quem desejar.


Todos os encontros são online, manda email aqui (leituracomentadafreud@gmail.com) para saber mais e se inscrever.

Design sem nome (5).png

clube de leitura tá diferente

A literatura salva quem se deixa levar pelas mãos das palavras a alargamentos necessários do próprio universo. Quem lê vive muitas vidas pelas emoções compartilhadas com quem o escreve.

A leitura das histórias que contamos uns aos outros, permite o leitor conhecer mais do que sabe, passando a saber mais do que a experiência cotidiana lhe oportunizou. 

Nunca tinha pensado nisso antes?  Essa roda gira a partir do contato dos leitores o texto, juntos e ao mesmo tempo, pelas vozes uns dos outros.

Vem se experimentar.

Faz a sua inscrição, porque nesse barco vão no máximo 10 pessoas.

estudos feministas

Amor é amor lgbtqia+ colagem colorido cartaz (Post para Instagram (Quadrado)).png

Análise e debate dos principais pontos tratados no livro Explosão Feminista, Arte, Cultura, Política e Universidade de Heloísa Buarque de Hollanda.
Obra que atualiza sobre a vida das mulheres dos anos 80 para os 2000. Na rede, na rua, na academia, nas artes, na política. 

A nova geração política (EXISTE!), e ocupa lugares de relevância ao construir novas formas de fazer representar, sem dúvidas de sua potência transtornadora de mundos. Narrativas sendo ouvidas, vão costurando os pedaços do que é a história da vida das mulheres e suas demandas urgentes.

Dentre os objetivos desse curso, é desejo oferecer perspectiva para repensarmos identidades, e homens, talvez, seu lugar possível nessa revolução necessária e desconfortável para geral.
Vem que tá rolando, e tem playlist e tudo. 

 

estudos feministas

corposgravidicos.jpg

Produzir saberes alinhados com as transformações sociais que produzem novas possibilidades de inserção das pessoas que maternam no campo da cultura. Para além de um grupo de estudos, sentimos, percebemos e teorizamos, construindo um dispositivo de escuta analítica com desdobramentos para produções de escrita teórica e artística que impactaram diretamente todos que já passaram por aqui ao longo de nosso ainda breve percurso começado em 2023.

Seguimos debruçadas sobre o ciclo gravídico puerperal e seu impacto na vida dos corpos que se vêem gravídicos e da função materna, de sua organização possível, exercício ou não, seus efeitos, desdobramentos.

Nossa roupa de ir? Psicanálise, literatura e ciências sociais. Embora esses campos de saber sejam nosso sul, não carece de ser/estar se ocupando dessas áreas de saberes para participar, então só vem.

CineDebate nosso, atividade gratuita e nascida do desejo de estendermos os estudos de segunda-feira “dos corpos gravídicos à função materna”, à arte. Como funciona? Encontramos todo mês uma vez, online, no dia e hora marcados, online.

se inscreve pra saber do próximo!

bottom of page